sábado, 13 de setembro de 2014

A Vida na Horizontal

O horizonte é melhor contemplado quando se está na vertical...
Mas...
Quando a vida te coloca na horizontal, que horizontes pode se ter?

Os dias vão e vem como as ondas do mar maior...
Já pintei o céu de amarelo e o Sol de azul dentro de mim,
Já viajei pelos quatro cantos do vasto mundo interior que em mim habita
já desbravei campos e montanhas e agora como um pássaro livre sigo construindo um novo mundo para meu novo eu habitar...
Tudo que vivi até então foi jogado em uma grande rede e tudo que não é sólido, evaporou ou seguiu com a água corrente,
O que sobrou do céu , da rede, irá dentro de minha nova trouxa de retalhos que me acompanhará nas próximas viajes.

Posso ter morrido para alguns, e muitos morreram para mim, outros apenas mudaram suas vestes,
Posso ter morrido para mim mesmo e já não me pergunto mais se isso é bom ou ruim,
pois tem coisas que só são vencidas com a morte...
Para um mago a morte pode cair bem, mas com certeza não é igual para quem lhe causou tal evento...

Carneiros grandes de guampas reviradas correm pelas montanhas e lá do alto o carneiro mestre contempla seus filhos,
conduz-lhe por caminhos que por vezes parecem tortuosos, mas sempre necessários para alcançar a grandeza de espírito...
Por fim...
Nascer de novo pode fazer com que eu tenha que aprender a caminhar de novo e coisas assim...
Mas com certeza meus novos olhos podem vislumbrar novas cores, meus lábios novos sabores
E minha alma novos amores...

Cléber Otávio.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Até o Infinito!

Algo atravessa as paredes, um sentir frio e absoluto caminha até mesmo pelo fogo
e assim os polos se ajustam como por encanto...
As visões de futuro se misturam com as lembranças, coisas amargas, coisas doces...
sensações belas e intermináveis como o mar elevam suas almas...

A sombra da morte se faz presente mesmo nos pensamentos mais ternos...
A Prisão sem muros se desfaz quando o desapego por si mesmo acontece...
E os ventos atravessam os águas do oceano trazendo alento em momentos de dores profundas...
Voz grave que abraça sua alma ao falar, ao versar saudades...

O ponto de encontro de tais almas ainda são os intangíveis sonhos noturnos...
Por pouco tempo,afinal diante da eternidade qualquer tempo é pouco nessa terra...

Alguém roga que a luz da mãe Lua brilhe seu sentir em sua alma
e que se dissipem as sombras e prisões invisíveis que os distanciam de uma vez por todas...

Mais do que sonhos... um dia eles acordarão com o calor não apenas da alma,
mas do corpo um do outro...
Mas até lá... o mesmo dizer os sustenta:
Até o infinito!!!

Cléber Otávio

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Música Negra que Transcende os Tempos

A Música culturalmente sempre esteve ligada a diversas manifestações culturais e em relação à arte como um todo.
Sabemos que a música assim como outras formas de linguagem contidas arte tem sua origem na África.
Na África antiga, e ainda hoje a música é usada em rituais religiosos que eram essencialmente femininos para invocar os orixás ou espíritos ancestrais.Temos também os jogos e lutas guerra como a Capoeira que eram essencialmente masculinas. Hoje alguns historiadores afirmam que a capoeira como ela é conhecida hoje foi desenvolvida aqui no Brasil, como estratégia de resistência a escravidão. Tanto os rituais como as lutas quase sempre em roda com instrumentos de percussão.
A música não só para os negros mas também para outras etnias sempre foi um meio não só de manifestação e expressão de sentimentos, mas também de preservação cultural.
Com exceção do Egito , não há muitos registros da cultura Africana, pois muitas coisas são passadas oralmente, o que por vezes dificulta o estudo da história africana antiga. Mas neste percurso acontecem fatos e fenômenos que provam que a cultura humana está sempre em movimento e sua essência não se perde em função dos costumes arraigados que criam uma força que faz com que as coisas se repitam de maneira diferente.
Mas afinal do que estou falando? Até o final do século XIX nossa sociedade brasileira e africana sofriam com a absurda estupidez que era a escravidão de negros e índios. Nesta perspectiva, os negros do Brasil buscavam sua liberdade através dos batuques através de reuninões secretas, no qual discutiam, faziam batuques/candomblés e através da capoeira desenvolviam estratégias de luta e libertação. Existe até uma lenda urbana que neste período os negros de diversas fazendas fugiam dos seus "senhores" na calada da noite para o Parque "Farroupilha" que se situa na capital do Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e lá se reuniam secretamente formando assim uma espécie de Quilombo. Os ritos religiosos a busca de liberdade e redenção originaram o nome que é mais usado para o parque até hoje. Parque da Redenção.

No início do século XX o que antes eram cânticos tristes da senzala, aos poucos foi ganhando a poesia de uma liberdade sofrida. Pois muitas famílias já antes separadas ao chegar no Brasil agora estavam "livres" mas sem terras e sem nenhuma estrutura digna de se viver. O que se reflete negativamente até hoje. Neste meio nasceu o Samba que por sua vez sempre teve o papel de falar das alegrias de viver, do amor e principalmente das adversidades da vida. O samba sempre foi e ainda é a voz do povo.
Depois no final da década de 50 início da década de 60 surgia a bossa nova que traz um pouco da ginga e sonoridade do samba e o refinamento do Jazz. A bossa nova seguiu o mesmo caminho do samba, mas de uma forma mais requintada e elaborada. Muitos bossanovistas foram exilados do Brasil nessa época por falarem nas suas músicas o que o opressor governo militar não permitia que se falasse.
Bem distante do Brasil também no final da década de 60 surgia o Hip-Hop, nos subúrbios negros e latinos de New York. O hip-hop começou na Jamaica em festas que eram conhecidas como "Sound System", eram festas que aconteciam nas ruas , com caminhões de som, algo parecido com os trios elétricos que se fazem hoje em dia na Bahia. Mas na Jamaica nos intervalos da apresentações de Reggae O Mc(mestre de Cerimônia) dava os recados relacionados as comunidades locais e também os recados amorosos. Faziam isso Rimando ao som do Reggae que no início ficava mais de fundo, depois alguns Mcs faziam isso rimando algumas frases, brincando com as palavras na batida da música. Desta "brincadeira" Surgia o "toast", que em suma eram essas rimas improvisadas tendo o reggae como base. Nesta altura já andava pelo mundo um menino chamado kool Herc, que com 12 anos apenas já era envolvido com djs. Ele imigrou com sua família da Jamaica para os Estados Unidos da América. Nesta época o que estava em alta nos EUA era o que muitos chamam ainda de soul de pista como era denominado pelos djs da época aqui no Brasil ou funk-soul no qual muitos artistas se consagraram, James Brow, Aretha Franklin, Etta James etc. Este som tem muito ritmo e James Brow com sua forma de dançar e cantar contagiava a todos. Foi um dos artistas que muito influenciou para o que hoje conhecemos como Breackdance elemento fundamental do Hip-hop.
Foi com esse contexto que Kool Herc se deparou nos subúrbios negros e latinos de New York. Levando esse estilo da Jamaica o que antes era conhecido como Toast que era improvisado a partir de batidas de reggae passaram a compor o que hoje conhecemos como RAP (Rhythm and Poetry)/ritmo e poesia. Enfim não vou me estender aqui sobre a história do hip-hop, mas a sua história tem importância pontual não apenas para etnia negra mas a contribuição histórica á musica e a arte como um todo. Sua formação veio da rua mesmo das festas, bem parecido com os ritos tribais de antigamente.
Em 1984 Afrika Bambbatta criou uma batida que é muito conhecida como Miami Bass, algo que o fez percussor do movimento hip -hop, essa batida foi base de muitos raps, bem como base de um estilo o Funk Melody ou Freestyle que muitos artistas se consagraram nos Estados unidos da América e no Brasil, artistas como: Stevie B. Noel, Trinere, Latino, MC Marcinho, etc. As letras falavam de amor e das adversidades da vida, suavizando a violência contundente que geralmente tinha o rap na época.
É claro que quando se tem uma ideia, ela vai em termos de música e arte em geral, ela pode crescer e se disseminar, não tem como ter controle sobre algo já criado, mas sinceramente, depois de tantas lutas e tanto sofrimento que tiveram os negros bem comas mulheres e outros grupos de diferentes recortes sociais, vemos um estilo que se alastra como uma infecção sanguínea, que é o Funk carioca, ou funk popozão que tem como base a mesma batida criada em 1984, agora o questionamento que aqui fica é: Há muito tempo atrás as tribos na África se desuniram, as maiores dominaram as menores e venderam seus irmãos de terra, algo que deu origem a uma era muito triste da humanidade... Agora depois de todos estes anos de luta feminista e de movimento negro, bem como de movimentos gays e tantos outros movimentos que procuram melhorar a consciência humana, dançar algo tão sexista, e que faz retroceder anos e mais anos de luta tem sentido????
Acordemos! Não é ser contra a nada que traga diversão, mas acho que é repetir o mesmo erro do passado, ignorar o passado, reafirmando o homem sobre a mulher ou vice-versa, Reafirmando dominantes sobre dominados, reafirmando um monte de coisas que praticamente desmontam a história da música e da humanidade em si...
O que vem salvando esse momento são alguns artistas que usam o Funk como meio de comunicação com o povo, com a mídia ou mesmo para se fazerem conhecidos, mas gravam coisas maiis coerentes com os dias de hoje, o Mc Marcinho, Mc Garden, Mc Gui e Mc Guimé São bons exemplos.

Enfim, no fundo penso que o que escreveu Bob Marley nos anos 60 ainda está bem certo na música War(Guerra)

"...Até que a filosofia que sustenta uma raça
Superior e outra inferior,
Seja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada
Haverá guerra!
Até esse dia

O sonho de paz duradoura, da cidadania mundial e
As regras da moralidade internacional,
Permanecerão como ilusões fugares
Para serem perseguidas, mas nunca alcançadas
Agora haverá guerra, guerra..."
Bob Marley

Século 21? Desta forma vamos é acabar voltando ao Feudalismo!!!

Cléber Otávio

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Raízes do hip - hop

Raízes do hip-hop

Na Jamaica no fim dos anos 60, vivia um menino chamado Kool Herc, que mais tarde tornaria-se um importante DJ. Lá aconteciam grandes festas na rua, que eram embaladas com bandas de reggae que tocavam em cima de caminhões de som. No intervalo das bandas, o líder comunitário ou MC, dava os recados da comunidade , bem como os recados amorosos, Faziam isso cantando e rimando ao som do reggae instrumental o que até então se chamava - se “Toast.”
Já na década de 70, Herc mudou-se para o Bronx, na cidade de Nova York, lá conheceu outros DJs, como Afrika Bambatta e Grandmaster Flash. Então a união dos sons americanos da época(funk-soul) e o estilo de cantar rimando, nasceu o que se conhece hoje como RAP.

• O termo Hip-hop surgiu em Nova York nas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas. Afrika Bambata seria o criador oficial do movimento, mas claro que os djs já citados fizeram parte deste processo. Desde então criou-se 4 pilares para o movimento: Rap, DJ, Breakdance e o Grafiti, hoje em dia discute-se a possibilidade de mais dois pilares: o Beat Box e o MC.

• Hip-hop - Hip - Significa Algo atual / Hop – Movimentos de dança. Ou Hip – Para cima e hop – para baixo.
• Brakdance - Passos de dança, coreografias simples ou complexas e o Freestyle(dança livre)
• Grafite – São desenhos e formas diversas feitas em função de reinvindicações populares e arte como um todo. Tag – Marca ou assinatura pessoal ou de um grupo
• Rap – Ritmo e poesia.
• DJ – Disc Jóquei – é a pessoa que faz mixagens de músicas, batidas, música, produz artistas e na época Scrathcs(som do disco"LP" indo para frente para trás.)
• Beat Box – tradução: Beat- Batida Box- Caixa ; ou seja, caixa de batidas que no movimento é a pessoa que faz imitações de batidas, scratchs, e mixagens com a voz.
• MC- Mestre de cerimônias, Rapper, líder comunitário, etc.

Subdivisões do segmento:

No decorrer dos tempos alguns estilos de músicas foram se modernizando e até mudando o Nome, como Rhythm and blues ou RnB que começou a se difundir mais fortemente na década de 80, é claro que já existia e o próprio nome tem o seu histórico, mas antes disso o sucesso das músicas “negras” era o Blues, Gospel, Jazz, o funk, soul e o funk-soul de pista ou dançante.
A partir da batida que Afrika Bambatta criou em 1984 conhecida como Freestyle e Miame Bass, depende do ugar dos EUA e do mundo. Esta batida acabou sendo base para muitos Raps e daí nasceu um estilo de músicas Chamado Funk Melody – que é o que cantavam artistas como Trinere, Stevie B. , Lil Suzy, Chintia, Noel e brasileiros como Latino, Mc marcinho, Copacabana Beath, etc.
Este estilo que na década de 90 no Brasil e nos Estados Unidos fez muito sucesso deu origem ao que hoje se conhece como Funk Carioca ou funk popozão. E outros estilo modernos, cantados ou não como Funk electro.

* Antecessores do movimento:

Nomes importantes de estilos que influenciaram o Hip-hop nestes segmentos: Reggae, Blues, Jazz, RnB, Soul.

- Billie Holiday, Nina Simone, Ella Fitzgerald, Michael Jackson, James Brown, Peter Tosh, Tina Turner, Marvin Gaye, etc.

No Brasil
Nos estados unidos havia os estilos já falados e no Brasil tínhamos outros estilos antes do movimento hip-hop, e os movimentos importantes que marcaram épocas como a tropicália, a bossa nova e a Jovem guarda, é claro que o Samba era o principal veículo ou voz dos excluídos e da insatisfação da população pobre ou miserável do Brasil. E então neste segmento temos alguns nomes bem importantes:
Na Bossa nova , funk e samba:
Jair Rodrigues, Originais do samba, Jovelina pérola Negra, Tim Maia, Sandra de sá, Tom Jobim, Nara Leão, Elis Regina, Gilberto Gil, Toni tornado, Clara Nunes, etc.

* Atualmente:

Jamaica
Já na Jamaica o estilo que se consagrou além do Reggae é algo parecido com o Rap pois a forma de cantar é muito semelhante, mas as batidas são diferente se lá o estilo denomina-se Dance hall ou Ragga e temos artistas bem consagrados e pioneiros do movimento como Mavado.

Nomes importantes que se consagraram no movimento
Hip-Hop através do Rap ou RnB

EUA
Coolio, 2Pac Shakur, Notorius Big, Will Smitch, Keisha Cole, Beyoncé, Cyprees Hill, Mary J. Blige, Eve, Miisy Eliot, TLC, Destiny Child, Mc hammer, Afrika Bambaataa, Dj Kool Herc, Grandmaster Flash,DR dree, Rihana, etc.

Brasil
Racionais mc´s, MV Bill, Nd naldinho, Da guedes, J. Clip, Sampa Crew, Rnz, Sabotagem, Negra Li, Atitudes femininas, Projota, 509 E, Pavilhão 9, Emicida, Gangue 13, Thaíde e Dj Hum. Helião, Identidade Negra, Rapadura, Gog, Gabriel pensador, etc.

Europa
Fonky Family, DMx, Sniper, Diam´s, Marc Antoine(França)
Fugges, Lauryn Hill (Londres)
Bahati (Alemanha)
Valete, Anselmo Raph (Angola)
Royalistick, Sam the Kid, Deadema, Boss AC, TT(Portugal)


América central/norte
Orishas(Cuba)
Mavado(jamaica)
Kassav(Caribe)
Akaman.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Águias e Corujas...


" Entre os céus e o submundo, há muito horizonte...
Mas um dia os polos equidistantes, voltam a se tocar..."

Cléber Otávio

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Espadas

As armas de guerra que ele fez não tem poder de cortar o intangível...
Suas Espadas não cortam sentimentos
Seus escudos não podem estancar as sombras
E sua lança não pode atravessar seus monstros internos sem matar a ele mesmo!

Ele precisa agora de espadas, lanças e escudos invisíveis e inalcansáveis como são suas dores..
Mas quem lhe emprestará tais armas?
Em que oficina aprenderá a produzir tais instrumentos?

Enfim Parece-lhe que a atitude movida pela fé é sua espada, pois...
O senhor da guerra possui espadas que cortam a carne,
mas é também senhor das armas que cortam o invisível
e por si só é o escudo que lhe protege...

Sua Lança é a rendição a vaidade e orgulho de achar que tudo pode solucionar...
Seu desafio encerra-se na atitude de entregar suas dores as espadas que tem poder sobre o funesto e intangível...

Mas
Um dia ele será senhor de sua guerra interna,
assim poderá Dançar com suas sombras
e por fim zombará dos monstros que lhe assombram...

Cléber Otávio

Vales Sombrios...

O sangue verte das entranhas de sua torpe alma
O vazio e a escuridão lhe tomam de assalto tudo que mais sonhou,
Sua voz se esvai a rezar e parece que suas orações não alcançam o infinito...
A esperança lhe deixou flutuando num deserto frio e sombrio,
no qual apenas a morte lhe acompanha...
Vozes distantes que lhe rogam o escárnio e a desonra dos seus ancestrais...
Pena...

Um Guerreiro iniciado só assim se faz,
só depois de enfrentar os seus maiores medos
só depois de passar pelas sombras enviadas da fenda amarga do coração algumas coisas fazem sentido...

Tais sombras libertam o que há de pior e mais escondido no fundo dele.
Mesmo assim há de não se perder dentro da própria escuridão,
Mesmo assim há de se lembrar que os Deuses não dormem,
Mesmo assim há de entender que o universo só da provas pesadas a guerreiros fortes,
e assim suplantará seus medos, assim se libertará dos grilhões impostos dos vales sombrios,
assim se libertará da vaidade de poder resolver tudo
de passar por tudo sozinho, como se fosse um semi-Deus
e assim finalmente o anjo que mora dentro de si acordará
e por fim com as armas dele poderá vencer os monstros que não consegue ver ou tocar
terá luz para iluminar os cantos escuros de si mesmo
e força para enfrentar o reflexo do que lhe assombra tanto,
A sombra da infelicidade...

O som que vem das montanhas fez-se luz,
as luzes que antes piscavam psicodélicamente sua ilusão
agora irão iluminar os caminhos de uma nova estrada que se abriu num horizonte que um dia foi um sonho distante...
Mas agora materializa-se...

A luz da Lua lhe guiará na noite escura quando todas as outras luzes se apagarem,
A floresta encantada trará o brilho de esperança do horizonte perdido...
e quando já tiver esquecido como se ama,
quando julgar que a porta do seu coração está selada...
Alguém abrirá a porta sem pedir licença...

Mas até lá a renúncia a guerra é seu norte enquanto guerreiro a ser iniciado...
E que a sorte dos Deuses esteja convosco...

Cléber Otávio