sábado, 25 de novembro de 2017

Consciência Negra


Nos últimos anos o movimento negro no Brasil ,a comunidade Afro Brasileira e luso Afro ameríndia. Conseguimos nos fazer representar em todos os segmentos. O que me alegra e me orgulha muito.
O que me faz pensar sobre o termo "consciência negra" , é a forma que a vivenciamos.
- Nos preocupamos com representatividade e esquecemos da nossa história, da luta de nossos antepassados TRAZIDOS A FORÇA, VENDIDO AOS EUROPEUS POR OUTROS NEGROS!
- Nos preocupamos com resgate da história mas nossos filhos não sabem quem foi Zâmbi ou Zumbi, porque nos preocupamos em estar representados e em abrir espaço para nuanças de nossa cultura ancestral, no entanto aos poucos vamos nos perdendo...
- Falamos uma língua européia,
- Não vivenciamos mais o respeito à ancestralidade.( não ritualística, mas de respeito ao ancião)
Nos esquecemos não só de Zumbi, mas De Bob Marley, de Billie Holiday, de Nina Simone, de Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, etc.
Nossos filhos, alunos não os conhecem geralmente.
Lutamos contra o racismo ao negro, e temos atitudes racistas e carregadas de xenofobia inclusive com nossos irmãos haitianos.
Lutamos contra o racismo, mas recebemos bem os amigos ou namorados brancos ou de outra "etnia" de nossos filhos?
Lutamos contra o racismo e esquecemos que muitos de nós não são apenas afro-descendentes mas afro ameríndios como eu e desprezamos isso, impondo a "negritude" esquecendo que muitos de nós são mestiços.
Pisamos num solo indígena, herdamos muitos nomes e costumes indígenas, e até sua fé através da umbanda, da capoeira que representam bem o encontro entre negros e índios.
Mas esquecemos disso. Usamos termos absurdos como "programa de índio" e achamos a nudez ultrajante.
Usamos a palavra Etnia, para nos definir e esquecemos que somos um misto de muitas etnias negras e indígenas e celtas.
Me desculpem mas consciência pra mim é lembrar disso todos os dias em meus atos, em minha postura, nas minhas palavras e principalmente na minha atitude com cada pessoa que convivo.
Zumbi e demais antepassados negros e índios que lutaram por nossa liberdade.
A escravidão acabou mas muitos de nós continuam Alienados.
Enfim além disso tudo nos perdemos também em relação às nossas origens... as imagens de nossos Orixás, Caboclos e demais entidades aparecem cada vez mais com aspectos caucasianos, estão aos poucos perdendo as características negras ou indígenas que tinham. infelizmente!
Consciência Negra? Histórica?
Cleber Otavio

Nenhum comentário:

Postar um comentário