segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Raízes do hip - hop

Raízes do hip-hop

Na Jamaica no fim dos anos 60, vivia um menino chamado Kool Herc, que mais tarde tornaria-se um importante DJ. Lá aconteciam grandes festas na rua, que eram embaladas com bandas de reggae que tocavam em cima de caminhões de som. No intervalo das bandas, o líder comunitário ou MC, dava os recados da comunidade , bem como os recados amorosos, Faziam isso cantando e rimando ao som do reggae instrumental o que até então se chamava - se “Toast.”
Já na década de 70, Herc mudou-se para o Bronx, na cidade de Nova York, lá conheceu outros DJs, como Afrika Bambatta e Grandmaster Flash. Então a união dos sons americanos da época(funk-soul) e o estilo de cantar rimando, nasceu o que se conhece hoje como RAP.

• O termo Hip-hop surgiu em Nova York nas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas. Afrika Bambata seria o criador oficial do movimento, mas claro que os djs já citados fizeram parte deste processo. Desde então criou-se 4 pilares para o movimento: Rap, DJ, Breakdance e o Grafiti, hoje em dia discute-se a possibilidade de mais dois pilares: o Beat Box e o MC.

• Hip-hop - Hip - Significa Algo atual / Hop – Movimentos de dança. Ou Hip – Para cima e hop – para baixo.
• Brakdance - Passos de dança, coreografias simples ou complexas e o Freestyle(dança livre)
• Grafite – São desenhos e formas diversas feitas em função de reinvindicações populares e arte como um todo. Tag – Marca ou assinatura pessoal ou de um grupo
• Rap – Ritmo e poesia.
• DJ – Disc Jóquei – é a pessoa que faz mixagens de músicas, batidas, música, produz artistas e na época Scrathcs(som do disco"LP" indo para frente para trás.)
• Beat Box – tradução: Beat- Batida Box- Caixa ; ou seja, caixa de batidas que no movimento é a pessoa que faz imitações de batidas, scratchs, e mixagens com a voz.
• MC- Mestre de cerimônias, Rapper, líder comunitário, etc.

Subdivisões do segmento:

No decorrer dos tempos alguns estilos de músicas foram se modernizando e até mudando o Nome, como Rhythm and blues ou RnB que começou a se difundir mais fortemente na década de 80, é claro que já existia e o próprio nome tem o seu histórico, mas antes disso o sucesso das músicas “negras” era o Blues, Gospel, Jazz, o funk, soul e o funk-soul de pista ou dançante.
A partir da batida que Afrika Bambatta criou em 1984 conhecida como Freestyle e Miame Bass, depende do ugar dos EUA e do mundo. Esta batida acabou sendo base para muitos Raps e daí nasceu um estilo de músicas Chamado Funk Melody – que é o que cantavam artistas como Trinere, Stevie B. , Lil Suzy, Chintia, Noel e brasileiros como Latino, Mc marcinho, Copacabana Beath, etc.
Este estilo que na década de 90 no Brasil e nos Estados Unidos fez muito sucesso deu origem ao que hoje se conhece como Funk Carioca ou funk popozão. E outros estilo modernos, cantados ou não como Funk electro.

* Antecessores do movimento:

Nomes importantes de estilos que influenciaram o Hip-hop nestes segmentos: Reggae, Blues, Jazz, RnB, Soul.

- Billie Holiday, Nina Simone, Ella Fitzgerald, Michael Jackson, James Brown, Peter Tosh, Tina Turner, Marvin Gaye, etc.

No Brasil
Nos estados unidos havia os estilos já falados e no Brasil tínhamos outros estilos antes do movimento hip-hop, e os movimentos importantes que marcaram épocas como a tropicália, a bossa nova e a Jovem guarda, é claro que o Samba era o principal veículo ou voz dos excluídos e da insatisfação da população pobre ou miserável do Brasil. E então neste segmento temos alguns nomes bem importantes:
Na Bossa nova , funk e samba:
Jair Rodrigues, Originais do samba, Jovelina pérola Negra, Tim Maia, Sandra de sá, Tom Jobim, Nara Leão, Elis Regina, Gilberto Gil, Toni tornado, Clara Nunes, etc.

* Atualmente:

Jamaica
Já na Jamaica o estilo que se consagrou além do Reggae é algo parecido com o Rap pois a forma de cantar é muito semelhante, mas as batidas são diferente se lá o estilo denomina-se Dance hall ou Ragga e temos artistas bem consagrados e pioneiros do movimento como Mavado.

Nomes importantes que se consagraram no movimento
Hip-Hop através do Rap ou RnB

EUA
Coolio, 2Pac Shakur, Notorius Big, Will Smitch, Keisha Cole, Beyoncé, Cyprees Hill, Mary J. Blige, Eve, Miisy Eliot, TLC, Destiny Child, Mc hammer, Afrika Bambaataa, Dj Kool Herc, Grandmaster Flash,DR dree, Rihana, etc.

Brasil
Racionais mc´s, MV Bill, Nd naldinho, Da guedes, J. Clip, Sampa Crew, Rnz, Sabotagem, Negra Li, Atitudes femininas, Projota, 509 E, Pavilhão 9, Emicida, Gangue 13, Thaíde e Dj Hum. Helião, Identidade Negra, Rapadura, Gog, Gabriel pensador, etc.

Europa
Fonky Family, DMx, Sniper, Diam´s, Marc Antoine(França)
Fugges, Lauryn Hill (Londres)
Bahati (Alemanha)
Valete, Anselmo Raph (Angola)
Royalistick, Sam the Kid, Deadema, Boss AC, TT(Portugal)


América central/norte
Orishas(Cuba)
Mavado(jamaica)
Kassav(Caribe)
Akaman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário